QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUDIOMETRIA DE DIAGNÓSTICO E AUDIOMETRIA DE RASTREIO?
A audiometria de rastreio é usada para simplesmente identificar se a perda auditiva condutiva constitui um problema para o paciente. O clínico geralmente realizará testes de audiometria de tom puro, que apresenta tons ao paciente de forma a descobrir a que níveis de decibéis poderá haver perda auditiva. Se os testes de audiometria de rastreio concluírem que existe perda auditiva, o próximo passo seria usar audiometria de diagnóstico para tentar identificar exatamente o que poderia estar a causar esta perda e qual a magnitude dos danos.
O QUE SE PODE CONCLUIR ATRAVÉS DE UM AUDIOGRAMA?
Assim que os utilizadores completaram o teste, o audiómetro terá preparado um relatório conhecido por audiograma. Um audiograma informa o responsável pelo teste sobre a que níveis de decibéis o paciente poderá estar a experienciar perdas auditivas e qual a gravidade de tais perdas em cada nível.
EM QUE TIPOS DE AMBIENTES É QUE OS AUDIÓMETROS SÃO USADOS?
Os audiómetros podem ser usados variadíssimos cenários de teste diferentes. Nas clínicas de audiologia e de otorrinolaringologia, a audiometria de rastreio e de diagnóstico pode ser usada como componente vital para obter um perfil completo de cuidados médicos auditivos para um paciente. Nas escolas, a enfermeira escolar poderá usar um audiómetro para um rastreamento rotineiro de crianças no sentido de identificar se algum aluno poderá ter um problema auditivo potencial. Isto é importante identificar o mais cedo possível para que seja elaborado um plano de ação antes de essa perda auditiva afetar as capacidades de comunicação e de desenvolvimento desse aluno.